terça-feira, 16 de outubro de 2007

Tarte de salmão com molho de carambola


Massa:
2 gemas
1 chav de manteiga
200g de farinha de trigo
70g de castanha de caju picada

Creme de mandioca:
400g de mandioca limpa
200g de cream-cheese
1 chav de natas
2 ovos
½ c.sopa de pimenta-rosa

Mousseline de salmão:
150g de salmão em pedaços
2 claras
1 chav de natas
1,5 c.sopa de manteiga
100g de salmão em cubos pequenos
sal e pimenta

Molho:
1 1/3 chav de açúcar
1 chav de água
½ c.sopa de pimenta-rosa
400g de carambola

Para a massa, bater as gemas com a manteiga e, aos poucos, juntar a farinha e a castanha de caju ate formar uma bola. Cobrir com papel-filme e gelar por 10 min. Aquecer o forno em temperatura média, abrir a massa com o rolo e rechear o fundo untado de uma forma de fundo falso. Assar por 20 min ou até a massa ficar firme.

Para o creme, cobrir a mandioca com água e cozer até ficar macia. Escorrer e passar pelo passe-vite. Juntar o cream-cheese, as natas, os ovos e a pimenta-rosa ligeiramente quebrada. Misturar ate ficar homogéneo e reservar.

Para a mousseline, temperar os 150g de salmão com sal e pimenta. No liquidificador, deitar as claras e juntar metade deste salmão temperado. Bater e, com o aparelho em andamento, ir acrescentando o restante salmão temperado ate ficar homogêneo. Juntar as natas e bater mais um pouco. Reservar. Aquecer a manteiga em fogo médio e refogar rapidamente os 100g de salmão em cubinhos. Reservar.

Para o molho, juntar o açúcar e a água ao lume e ferva em lume baixo por 10 min. Juntar a pimenta ligeiramente quebrada, a carambola em fatias medias e cozinhar ate as fatias ficarem transparentes, mas sem se desfazerem. Reservar.

Rechear a massa de tarte com o creme de mandioca, depois a mousseline de salmão e em seguida os cubinhos de salmão refogados. Levar ao forno só para dourar a massa. Servir morno com o molho e uma salada.

Sem comentários: