terça-feira, 28 de abril de 2009

Salmão fresco com laranja e cachaça


Cada vez gosto mais de peixe. Não só por estar em dieta (pronto, pronto, não falo mais no assunto!), mas estes anos de Brasil a respirar mar, rio, peixe e crustáceos (estas quatro coisas eram a minha vida lá), fizeram-me apreciar cada vez mais o que vem do mar. E aprender, que eu não era muito versada em cozinhar peixe. Amanhar, escamar e destripar eram para mim pouco mais que palavrões, coisas nojentas que alguém haveria de fazer por mim na peixaria. Não sabia ainda que se faziam caldos de peixe maravilhosos com aquelas porcarias. Agora não. Os peixes, todos eles, não têm segredos para mim.

E salmão, não sendo o melhor, é o mais bonito dos peixes.

Tinha uns lombinhos de salmão no congelador à espera de inspiração. Achei-a nesta receita da Elvira, um dos meus blogs de referência. Não a fiz exactamente igual, mas muito parecida (eu devo ter uma impossibilidade psicológica qualquer que me impede de seguir uma receita à risca...), mas ficou uma delícia.

1 alho francês grande bem picadinho
1 cebola média bem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
azeite q.b.
sal e pimenta
1 c. sopa de salsa picada
sumo de 1 laranja da Bahia
1 c. sopa de cachaça
1 embalagem de lombinhos de salmão congelados e limpos

Murchei, sem deixar dourar, a cebola e alho francês em azeite, numa frigideira, juntamente com a salsa picada, o alho e a pimenta. Juntei o sal, o sumo da laranja e a cachaça, e deixei fervinhar para evaporar o álcool. Juntei os lombinhos arrumados numa camada só, tapei e deixei suar por uns 10 minutos. Servi com um cuscuz básico, temperado só com azeite e sal, e uma salada de agrião.
.

1 comentário:

Filipa M. disse...

Muito bom! Eu adoro lombos de salmão. Há muito tempo que deixei de comprar postas e por vezes falta-me a inspiração para os cozinhar. Normalmente cozinho ao Vapor só com endro que acho que é a erva que melhor liga com o salmão mas esta receita conquistou-me.
Da próxima vez... Toca a experimentar!