domingo, 6 de outubro de 2013

Chutney de Uvas Pretas


chutney de uvas
Há que começar a treinar os presentes de Natal e nada como inovar. Isto foi uma experiência, apenas isso, e que saiu bem. Se bem que as uvas não têm um sabor por aí além para chutneys. Mas é interessante por exemplo para peru, porque, se não se exagerar nas especiarias, este é um chutney suave.

1 kg de uvas pretas sem grainha, descascadas se tiverem paciência
1 cebola grande em fatias fininhas
1/2 alho francês grande em fatias fininhas
2 talos de aipo em fatias fininhas
1 dente de alho picado
3 colheres de sopa bem cheias de açúcar mascavado
4 colheres de sopa de bom vinagre balsâmico*
2 colheres de sopa de sultanas
2 colheres de sopa de amêndoas lascadas
1 malagueta picada
1 polegar de raiz de gengibre picado
1 pau de canela inteiro
3 cravinhos
1 pitada de noz moscada
1 semente de cardamomo inteira
1 folha de louro inteira
raspa de uma lima
sal q.b.
azeite para refogar

* O vinagre balsâmico deve ser o melhor possível. E grosso, ou corre-se o risco de o chutney ficar líquido demais. Portanto, das duas uma: ou se corta na quantidade (se se gosta do sabor, que é acentuado) ou se usa um vinagre mais grosso.

Descasque as uvas, se tiver paciência (eu não descasquei...). Deite o azeite numa wok ou frigideira grande e murche os legumes. Deixe cozinhar em lume brando só até amolecerem. Junte as especiarias, o gengibre e as uvas ao refogado, mexa e deixe cozinhar, sempre em lume brando, durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire o pau de canela, o cardamomo e a folha de louro: já fizeram o seu trabalho. Polvilhe com o açúcar mascavado, mexa e deixe ferver até as uvas estarem macias e caramelizadas, mas não completamente desfeitas. Junte o vinagre balsâmico, as passas e as amêndoas, tempere com sal e deixe ferver mais uns minutos para reduzir. Se for para conservar, enfrasque em frascos esterilizados. Rende mais ou menos uns 800ml de chutney.

Fonte: Vaqueiro, modificada.