terça-feira, 28 de outubro de 2008

Foie gras com uvas

4 pax - é caro que se farta!

Há que tempos que não acrescento receitas. Também, pudera. Mudei-me recentemente do Brasil e tenho andado um bocadito ocupada. Mas esta receita, descoberta num caderno velho, e que eu fazia para receber (poucos) amigos quando tinha dinheiro, é digna de um post. Pois ei-la:

1 fígado de pato com cerca de 600g
24 bagos de uva sem graínhas
1 dl de vinagre balsâmico
sal q.b.
pimenta branca em grão q.b.
herbes de Provence q.b.

Pelam-se as uvas. Arranja-se e tira-se os nervos do fígado e corta-se em quatro escalopes com a mesma altura. À parte, mistura-se o sal, a pimenta e as ervas, que se moem num almofariz (ou na 123), e temperam-se os escalopes com esta mistura. Numa frigideira anti-aderente, em lume não muito forte, douram-se os escalopes dos dois lados, sem os sobrepor. Devem ficar dourados por fora e levemente rosados por dentro. Escorre-se quase toda a gordura para um tachinho e aquecem-se nele as uvas. Retiram-se do lume e escorrem-se sobre papel absorvente. À gordura do tachinho junta-se o vinagre, mexendo rapidamente e em lume mais forte, até evaporar um bocadinho. Por fim, deita-se o molho em cima dos escalopes (que entretanto se mantiveram quentes) e serve-se com as uvas. Pode servir-se acompanhado de um arroz árabe e de uma salada de rúcula para desenjoar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, tudo beleza ai?
Achei a receita delicinha de rangar e facílima de fazer mas o portugues escolhido para descreve-la é um pé no saco.
beijos
anette

Mad disse...

Lamento que não tenha gostado. E também lamento que ache português correctamente escrito "um pé no saco". Mas é natural...