terça-feira, 27 de maio de 2008

Mousse neigeuse

Uma receita velhinha do Pantagruel. Há que tempos que não a fazia. Experimentei com o que tenho à mão, que é ricotta de má qualidade e natas que não crescem. Mesmo assim ficou óptima.

3 requeijões frescos
200ml de natas
2 c.sopa de leite
2 claras
5 c.sopa de açúcar em pó
1 pitada de baunilha

Batem-se as claras em castelo. Batem-se as natas. Batem-se os requeijões com o leite, o açúcar e a baunilha no liquidificador e juntam-se as natas, sem bater, e depois as claras, também sem bater. Serve-se bem gelado.

Jambalaya

Uma jambalaya é um prato a meio caminho entre a caldeirada e a paella, mas com um toque caribenho. Pode ser feita de tudo: carne, peixe, marisco, etc.

1 cebola grande picada
½ cháv. de aipo picado
1 cháv. de arroz
1 pimento verde picado
2 c.chá de molho inglês
1 kg de tomate maduro sem pele e sem sementes em cubinhos
250g de carne de caranguejo fresca ou congelada
camarões descascados q.b.
6 fatias de toucinho sem pele
sal e malaguetas
coentros para polvilhar

Num tacho fundo, fritar o toucinho na sua própria gordura até que fique estaladiço. Escorrer e reservar 2 c. sopa da gordura. Picar finamente o toucinho e reservar. Refogar na gordura que ficou no tacho a cebola, o aipo e o pimento por 5 min, ou até ficarem macios. Juntar o tomate, o arroz, o caranguejo, o molho inglês, o sal, as malaguetas e os camarões por cima. Cozinhar tapado, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio. Polvilhar com o toucinho picado e os coentros e servir logo.

Camarões tandoori

Bem, eu tenho uma fazenda de camarão. E porque, normalmente, tenho no mínimo 100 kilos de camarão grande congelado em casa, não é de admirar que apareçam aqui receitas variadas do dito. É natural, eu como muito mais camarão do que carne. Desculpem, sim?

1 kg de camarões grandes
2 yogurtes naturais
1 pitada de cominhos
Sal e pimenta
1 pitada de paprika picante
1 pitada de colorau

Descascar os camarões, deixando só o rabo. Misturar todos os ingredientes e marinar os camarões por 30 min. Espetar em palitos de madeira umedecidos e grelhar na churrasqueira até dourar.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Queques salgados


Excelente receita para quando não tenho pachôrra para cozinhar e há uns restos no frigorífico. Uma salada e está o jantar feito.

restos de carne assada, frango, fiambre, salsichas, etc
5 ovos
6 c.sopa de farinha com fermento
300 ml de leite
1 c.sopa de manteiga derretida
sal e pimenta

Desfazer a farinha com o leite, juntar as gemas uma a uma, o sal e a pimenta, a manteiga derretida e, por fim, as claras em castelo. Encher metade de forminhas untadas e enfarinhadas com esta massa, deitar uma colher de recheio e cobrir com mais massa, sem encher demasiado as formas. Assar em forno quente até dourar.

Tarta de Santiago

Tarte tradicional servida em toda a região de Compostela. De comer e chorar por mais. Não me parece muito adequada a quem vai em penitência :)

6 ovos
2 cháv. de açúcar
500g de miolo de amêndoa
100g de amêndoas em lascas
¾ de cháv. de farinha
fermento q.b.
3 c.sopa de açúcar em pó, para polvilhar

Aquecer o forno em temperatura média. Bater os ovos com o açúcar até ficarem cremosos e fôfos. Juntar o miolo de amêndoa, a amêndoa em lascas, a farinha e o fermento e misturar bem. Despejar numa forma rasa de fundo falso muito bem untada com manteiga e assar por 40 min ou até dourar. Desenformar quando estiver fria. Recortar uma cruz de Santiago num molde (ver desenho), posicionar no centro da forma e polvilhar com açúcar em pó. Retirar com cuidado e servir morna.

Pastelinhos de caranguejo com molho de abacate

Bem brasileira, esta receita, óptima para o Verão.

2 ovos
350g de carne de caranguejo em lata, escorrida
1 chalota picada fina
1 c.sopa de maionese
gotas de tabasco
1,5 chav de miolo de pão fresco
sal e pimenta
óleo para fritar
gomos de lima para servir

Molho:
2 tomates maduros picados
1 cebola roxa picada
1 abacate grande maduro
2 c.sopa de sumo de lima
2 c.sopa de salsa picada
1 c.chá de açúcar
sal e pimenta

Misturar bem todos os ingredientes dos pastelinhos e moldar pastéis redondos e achatados. Levar ao frigorífico por ½ hora. Bater os ingredientes do molho no liquidificador e guardar no frigorífico. Fritar os bolinhos em óleo quente ate dourar. Escorrer e servir com o molho e os gomos de lima.