terça-feira, 5 de maio de 2009

Lacão lá de casa


Esta é outra receita de babar das que se faziam lá em casa há muitos anos. Só a Rosa é que ainda tem paciência para a fazer, apesar de não ser das que dá mais trabalho.

1 pá de porco com a pele bem limpa
sal grosso q.b.
1 cebola com 20 cravinhos espetados
4 grãos de pimenta de Cayenna
1 folha de louro
1 raminho de hortelã
2 gemas grandes
pão ralado

É conveniente ter uma caixa de madeira furada por baixo e com o fundo coberto por uma rede, mas qualquer bacia furada resolve o problema. Lá em casa havia uma arquinha de madeira de propósito para o Lacão. Cobre-se o fundo da caixa com uma camada de sal grosso (uns bons dois dedos), deita-se a pá de porco e cobre-se totalmente com mais sal, até ter pelo menos uns dois dedos de sal acima da carne. Tapa-se com uma tampa (que entre na caixa, para comprimir o sal) e põe-se um peso em cima, que pode ser um tacho cheio de água. Fica assim uma semana num sítio fresco. 

No fim desse tempo, lava-se bem a carne em água corrente, escorre-se e coze-se num tacho grande com as pimentas, a cebola com os cravinhos, a hortelã e o louro, por cerca de 2:30 horas ou até estar bem cozida, mas sem se desfazer. Enxuga-se bem com um pano muito limpo (a Rosa fervia os panos em água com uns pingos de vinagre por meia hora para tirar o cheiro a sabão) e escorre-se numa grelha durante uma noite. Pincela-se a carne com as 2 gemas batidas, polvilha-se com bastante pão ralado e vai a assar em forno esperto até alourar. 

Come-se quente ou frio, com grelos e batatas cozidas.
.

6 comentários:

Paulo disse...

Pára, por favor. Lacão com grelos é de delirar e eu estou a ficar transtornado só de pensar nele preparado pela Rosa (ou por ti, vá).

Mad disse...

Pára antes do parentesis, pela tua saúde. É que não tem comparação possível!

Mad disse...

Haja alguém que conheça isto :)))

Paulo disse...

:)

atma atom disse...

E não pára de maravilhar-nos.

Esse lacão tem de ser maravilhoso.
Que sorte encontrar na Net uma fonte de conhecimento gastronómico como a sua!

A sério!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

A receita é ótima...

Passeando pela net encontrei seu blog e me encantei... Ja estou te seguindo...Caso queira conhecer meu blog, e quem sabe ate me dar a honra de seguir-me, ficarei feliz com sua visita...

bjs e boa semana!