quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Couves de Bruxelas com pinhões

500g de couves de Bruxelas
30g de manteiga
1 c.sopa de óleo de amendoim (ou azeite)
50g de miolo de pinhões
sal e pimenta

Cozer as couves de Bruxelas em água a ferver com sal por 5 minutos, ou até ficarem tenras sem se desfazerem. Escorrer bem. Numa frigideira antiaderente, tostar os pinhões até dourarem. Noutra frigideira grande, derreter a manteiga com o óleo e juntar as couves bem escorridas, temperando-as de sal e pimenta. Salteá-las alguns minutos, abanando a frigideira, juntar os pinhões, envolver e servir logo.

Tarte andaluza

Esta receita vem da Gioconda, apresentadora de um programa culinário espanhol e que, apesar do nome, é andaluza de gema. É uma delícia, tanto servida quente como gelada, como eu a prefiro. Já experimentei com queijo da ilha e ficou óptimo.

1 massa de tarte (pâte brisée)
100g de pinhões
5 pimentos encarnados grandes
1 ovo
300ml de natas
300g de queijo roquefort (ou gorgonzolla) picado
sal e pimenta
azeite e raspa de limão

Assar a massa de tarte coberta com papel de alumínio e feijões, sem deixar dourar. Reservar. Assar os pimentos no forno até ficarem escuros. Limpar de pele e sementes, rasgar em tiras largas e marinar por 30 min no azeite, no sal e no sumo de limão. Rechear o fundo da forma com metade dos pimentos. Bater o ovo, juntar as natas e o queijo esmigalhado e bater bem. Deitar na forma. Juntar os pimentos restantes arrumados em estrela (deixando queijo à vista) e salpicar com os pinhões e a pimenta. Assar por 15 min, ou até o queijo dourar, com cuidado para não queimar a massa. Fica muito bem sozinha, com uma salada, mas também serve de acompanhamento a carnes.

Flan de agriões


Tirei a receita original (que era ligeiramente diferente) da Cláudia Cozinha. Quanto a mim, faltava-lhe o sumo de limão e a noz moscada, que lhe deram um je ne sais quoi.

1 maço grande de agriões (ou rúcula)
1 chav de natas
1 chav de leite
4 ovos + 3 claras
gotas de sumo de limão
sal, pimenta e noz moscada

No liquidificador, bater bem as folhas de agrião, as natas, o leite, os 4 ovos e os temperos. Juntar as gotas de sumo de limão e bater mais um bocadinho. Bater as claras em castelo e misturar ao creme. Assar em forminhas individuais bem untadas por 20 min, ou até ficarem firmes, em forno médio pré-aquecido, em banho-maria, num tabuleiro com água até metade das forminhas.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Tarte de salmão com molho de carambola


Massa:
2 gemas
1 chav de manteiga
200g de farinha de trigo
70g de castanha de caju picada

Creme de mandioca:
400g de mandioca limpa
200g de cream-cheese
1 chav de natas
2 ovos
½ c.sopa de pimenta-rosa

Mousseline de salmão:
150g de salmão em pedaços
2 claras
1 chav de natas
1,5 c.sopa de manteiga
100g de salmão em cubos pequenos
sal e pimenta

Molho:
1 1/3 chav de açúcar
1 chav de água
½ c.sopa de pimenta-rosa
400g de carambola

Para a massa, bater as gemas com a manteiga e, aos poucos, juntar a farinha e a castanha de caju ate formar uma bola. Cobrir com papel-filme e gelar por 10 min. Aquecer o forno em temperatura média, abrir a massa com o rolo e rechear o fundo untado de uma forma de fundo falso. Assar por 20 min ou até a massa ficar firme.

Para o creme, cobrir a mandioca com água e cozer até ficar macia. Escorrer e passar pelo passe-vite. Juntar o cream-cheese, as natas, os ovos e a pimenta-rosa ligeiramente quebrada. Misturar ate ficar homogéneo e reservar.

Para a mousseline, temperar os 150g de salmão com sal e pimenta. No liquidificador, deitar as claras e juntar metade deste salmão temperado. Bater e, com o aparelho em andamento, ir acrescentando o restante salmão temperado ate ficar homogêneo. Juntar as natas e bater mais um pouco. Reservar. Aquecer a manteiga em fogo médio e refogar rapidamente os 100g de salmão em cubinhos. Reservar.

Para o molho, juntar o açúcar e a água ao lume e ferva em lume baixo por 10 min. Juntar a pimenta ligeiramente quebrada, a carambola em fatias medias e cozinhar ate as fatias ficarem transparentes, mas sem se desfazerem. Reservar.

Rechear a massa de tarte com o creme de mandioca, depois a mousseline de salmão e em seguida os cubinhos de salmão refogados. Levar ao forno só para dourar a massa. Servir morno com o molho e uma salada.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Terrine de peixe e marisco

Primeira camada:
500g de gambas médias cruas frias
2 claras de ovo frias
Sal, pimenta e noz moscada
1 chav de natas frias
150g de feijão verde cozido em água e sal

Segunda camada:
250g de filetes de salmão picados
2 claras frias
2 c.sopa de cebolinha picada
1 chav de natas frias
Sal e pimenta

Molho de tomate caseiro para servir
1 c.sopa de Grand Marnier

Aquecer o forno em temperatura média. Forrar uma forma de bolo inglês com papel de alumínio untado, deixando as bordas para fora. Descascar as gambas e picar no processador. Juntar as claras às gambas, uma de cada vez, e bater até ficar homogêneo. Temperar, misturar delicadamente as natas e deitar na forma. Escorrer bem o feijão verde e arruma-lo numa camada fina. Reservar no frigorífico. Repetir o procedimento com o salmão e as claras, incorporar a cebolinha e misturar as natas. Deitar em cima do feijão verde. Fechar o papel de alumínio e assar em banho-maria por 35 min. Deixar arrefecer antes de retirar o papel de alumínio e desenformar com cuidado. Servir frio ou à temperatura ambiente, com molho de tomate caseiro a que se juntou 1 c.sopa de Grand Marnier.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Gelado de bolacha e café

Este gelado foi a primeira receita que eu fiz na vida, com cerca de 10 anos. Chamava-se "bolo de bolacha", mas decidi rebaptizá-lo.

200g de bolacha torrada triturada
100g de açúcar amarelo
200g de manteiga sem sal derretida
1 chav de café quente muito forte
6 gemas
manteiga para untar
50g de bolacha torrada para enfeitar

Bate-se o açúcar com a manteiga, juntam-se as gemas uma a uma batendo sempre. Junta-se a bolacha triturada e o café quente aos poucos. Deitar numa forma untada com manteiga e gelar no freezer. Desenformar, mergulhando a forma em água quente por um bocadinho e salpicar com a bolacha triturada reservada.

Pudim do mar

500g de pescada cozida desfiada
400g de batata-palha
2 cebolas em fatias
1 alho picado
50g de manteiga
3 cenouras cozidas em puré
5 ovos batidos
1 yogurte natural
1 c.sopa de farinha de trigo
salsa picada
sal e pimenta

Refogar as cebolas e o alho na manteiga. Juntar aos restantes ingredientes, misturando muito bem. Assar numa forma bem untada, em forno quente por 30 min. Servir com uma salada de alface ou de agriões.

Moqueca à baiana


½ pimento vermelho
1 cebola em rodelas
2 c.sopa de azeite
salsa e coentros picados
2 tomates picados sem pele e sementes
½ chav de água
peixe em postas ou cubos grandes
1 c.sopa de azeite de dendê
100ml de leite de coco
sal, 1 malagueta

Refogar a cebola no azeite até murchar, juntar os tomates e cozinhar por 5 minutos. Juntar a água e o peixe e cozinhar mais uns 10 minutos tapado. Quase no fim, juntar o leite de coco e o dendê, abanando o tacho para não desfazer o peixe. Servir com arroz branco e uma salada verde.

Terrine de carne e nozes

225g de fígados de frango
350g de peito de frango
450g de carne de porco magra
300g de vitela
1 dente de alho
150g de nozes trituradas
15g de manteiga
2 c.sopa de vinho do Porto
1 c.sopa de Brandy
1 ovo grande
sal, pimenta e alguns cravinhos

Saltear na manteiga metade dos fígados e depois corta-los em tirinhas. Cortar o frango em cubos e juntar aos fígados salteados, temperado com a pimenta, os cravinhos, o vinho do Porto e o Brandy. Deixar macerar toda a noite. Picar os fígados restantes com o porco e a vitela. Juntar o ovo batido, o alho bem picado e sal. Coar a marinada dos fígados e juntá-los ao preparado de vitela. Untar uma forma e forrá-la com papel de alumínio. Fazer três camadas do preparado de vitela alternadas com as nozes picadas e finalmente cobrir com as tirinhas de fígados macerados e mais nozes. Assar em banho-maria a 180 graus por 50 min. Servir quente ou frio com uma salada verde.

Pão de caça


Restos de carne de caça
Miolo de pão
Leite
2 cebolas picadas
Margarina
1 dente de alho
100ml de molho béchamel grosso
2 gemas
3 ovos cozidos
Sal e pimenta

Picam-se as carnes e junta-se-lhes ¼ do seu volume de miolo de pão embebido em leite e espremido, as cebolas e o alho alouradas na margarina, o molho béchamel ligado com as 2 gemas e tempera-se de sal e pimenta. Deita-se metade da massa numa forma de bolo inglês untada, posicionam-se os ovos cozidos no meio e enche-se com o resto da massa. Assa-se em forno médio por cerca de 1 hora e serve-se frio ou quente com uma salada de folhas.

Syllabub

Isto é absolutamente delicioso... mas leva horas a bater. A batedeira eléctrica torna-se, portanto, imprescindível. Se com ela leva o tempo que leva, nem consigo imaginar fazê-lo à mão.

500ml de natas frias
1 copo de Cointreau (licor de laranja)
6 c.sopa de açúcar
sumo e raspa fininha de 1 limão grande
1 chav de água de flor de laranjeira
pistachios, nozes ou amêndoas para salpicar

Bater as natas na batedeira até subirem. Juntar o Cointreau e o açúcar e bater (leva quase dez minutos...) muito tempo até engrossarem outra vez. Juntar a água de flor e bater mais. Juntar o sumo e a raspa de limão e continuar a bater. Deitar em copos altos e servir gelado com os frutos secos por cima.

Bolo de chocolate fácil

Esta é daquelas receitas que nunca dá asneira. E é vergonhosamente fácil de fazer.

3 ovos
1 chav de óleo
1 chav de açúcar
2 chav de farinha
2 chav de chocolate em pó
1 chav de água
1 c.chá de fermento
1 pitada sal

Cobertura:
2 c.sopa de manteiga mole
2 c.sopa de açúcar
3 c.sopa de chocolate em pó
1 c.sopa de leite

Bater todos os ingredientes do bolo até aparecerem bolhas de ar. Assar em forma untada em forno médio. Aquecer em lume baixo todos os ingredientes da cobertura, mexendo até ligar. Usar quando o bolo estiver frio.