domingo, 28 de dezembro de 2008

O melhor bolo de chocolate do mundo (não, não é esse)

A T. desafiou-me para lhe apresentar um bolo de chocolate melhor que "o tal melhor bolo de chocolate do mundo" que, desculpem-me, acho doce demais e enjoativo que se farta. Como até conheço o dono da empresa, permito-me dizer que a receita da Kika (prima dele, aliás), de quem eu já falei aqui e que é minha amiga há quase 30 anos - e que foi quem me ensinou a cozinhar, diga-se de passagem -, é infinitamente melhor.

Deixem-me dizer também que o dela, assim como o outro, não é propriamente um bolo, é assim uma coisa em camadas. Nos cinco anos em que vivemos juntas, este bolo fazia um sucesso estrondoso nas jantaradas que dávamos para os amigos. A Kika chegou a fazê-lo para fora (ela fazia e eu era a manager, que entregava e cobrava, parte importantíssima do negócio) para alguns restaurantes muito chiques da nossa praça. Isso e uma blattertorte, que, essa sim, é a melhor do mundo. Lembrem-me de postar a receita.
200g de chocolate de culinária (Belleville ou Pantagruel)
175g de boa manteiga
5 c. sopa de açúcar
6 ovos
2 pacotes de boas waffers de chocolate
3 pacotes de natas Longa Vida, bem batidas com 3-4 colheres de açúcar
100g de nozes picadas
Para a mousse, derrete-se o chocolate em banho-maria (ou no microondas) com a manteiga; bate-se o açúcar com as gemas até engrossar e junta-se o creme de chocolate. Envolve-se, sem bater, com as claras batidas em castelo firme e leva-se ao frigorífico por uma hora, não mais. Entretanto, batem-se as natas, que devem estar bem frias, e junta-se-lhes o açúcar, batendo mais até endurecerem bem (cuidado para não se transformarem em manteiga) e reservam-se. Esmigalham-se as waffers a mão (à máquina ficam finas demais) e reservam-se.

Para a montagem, forra-se uma forma alta de fundo falso e de abrir com uma rodela, cortada à medida, de papel vegetal e mais uma tira a forrar as paredes. Todo o papel deve ser pincelado com manteiga derretida e depois polvilhado com uma parte das waffers esfareladas. Com a forma montada, deitam-se camadas de bolacha, mousse e natas, sucessivamente, até encher a forma, tomando cuidado para ficarem lisas, o que não é nada fácil. Vai ao frio umas horas (se for uma noite, melhor) e desenforma-se com muito cuidado (deixando a base de papel) para um prato raso meia hora antes de servir, e polvilha-se com as nozes picadas.

A Kika ainda tinha paciência para forrar as paredes da forma com waffers em pé, para formar um cesto de chocolate. Ficava lindo.
.

18 comentários:

Paulo disse...

Oh meu Deus. Por este andar ainda me pões de volta dos tachos, das panelas, das formas e das batedeiras.

Pedro disse...

Suponho que saiba a tudo, menos ao recheio das Waffers, que não acho graça absolutamente nenhuma (deviam fazer waffers sem recheio essa é que é essa!)!

Mas doce e enjoativo é que é bom, pois então!

Pimenta disse...

Não parece fácil mas fiquei com vontade de tentar!

Mad disse...

Paulinho,
O que eu não faço por ti! E grande novidade, também cozinhas? Essa não é do meu tempo :)

Pedro,
Têm de ser boas. Não me lembro da marca, mas tenho uma vaga ideia que não tinham recheio... vou tentar descobrir. E sabe a mousse gelada, e não a waffers. E esta é a melhor receita de mousse do mundo (é a mousse rica do Pantagruel!).

Pimenta,
Olá! Bem-vinda a esta cozinha muuuuuito experimental.

Mad disse...

Pedro,
Atenção que as waffers que a Kika usava eram cor todas de chocolate, o que não é comum (normalmente são clarinhas e o recheio é que é escuro). São mais para dar textura que sabor, penso eu. Se não gostas do sabor delas, que tal usar cookies?

PS - Vou deixar-me desta mania de usar itálicos em tudo é estrangeiro... dá uma trabalheira!

Mad disse...

*todas cor

♥ mesa para 4 disse...

Mad, Obrigada... Obrigada por receita tão deliciosa, eu confesso que sou fã incondicional do outro mas brevemente espero tornar-me deste...Muito Obrigada pela partilha...

Paulo disse...

Madá,
Não é do teu tempo nem exactamente do meu. O fogão não é o meu elemento. Porém, por este andar, ainda me hás-de ver de avental e barrete branco na cabeça.

Pedro disse...

Ahhh! Eu gosto das waffers, não gosto é do recheio - não acho graça a bolachas com recheio...

(e sim, os itálicos dão uma trabalheira nos comentários!)

Mad disse...

Olá, Mesa para 4.
Bem-vinda também.

(Ena, as Cozinhas do Mundo fartam-se de me mandar clientes!)

Dê Duarte Osório disse...

Mad, explica-me uma coisa: que tipo de bolachas devo comprar para este bolo? Não encontro as waffers todas da mesma cor. E com creme dentro não fica enjoativo?
Beijos

Mad disse...

Olá, 2ora

Não ache que fique nada enjoativo, a sério. Compra das básicas de chocolate (sem sabor a coco, ou parecido) ou das que te apetecer. Acho que faz mais diferença se o chocolate fôr rasca, ou se se usar margarina em vez de manteiga (sacrilégio!!!). E podes sempre cortar no açúcar. Não te esqueças que isto quanto mais gelado melhor é.
Bjs.

Anónimo disse...

Mad:
Também fiquei com a dúvida das waffers: só encontro com recheio, e com a bolacha propriamente dita de baunilha. Fiquei com a dúvida: as da receita são ou não com recheio? e com recheio também dá para fazer o cesto de chocolate?
Outra dúvida: quantas camadas de cada coisa é suposto fazer?Obrigada pela ajuda!

Mad disse...

Susana,
Hoje no Intermarché (é o único que há aqui) reparei nas waffers e tb não vi nenhumas todas de chocolate. Não sei que te diga. Usa quaisquer umas de chocolate, pronto. Desde que sejam de chocolate fica bom de certeza.

Quanto ao cesto, dá para fazer com umas quaisquer, desde que os lados da forma estejam untados para elas se agarrarem enquanto fazes as camadas. Se não me engano, eram três camadas de cada coisa, a acabar em bolachas para ficar mais bonito.

PS - Acabei de ligar à dona da receita e ela usava umas waffers da marca Pingo Doce todas de chocolate que agora não encontra. Agora faz com umas quaisquer (de chocolate, claro).

RC disse...

Compraram esse bolo para os meus anos, esse tal de "melhor do mundo" mas era a coisa MAIS ENJOATIVA do mundo. E eu que gosto de chocolate!! Nunca mais compro isso xD

Andre disse...

penso que o comment que tinha tentado deixar antes não ficou, bem...aqui vai:

Eu confesso...fiz este bolo ontem, e deitei-o hoje fora!
fiz com os waffers da waferland, com "bolacha" por fora e recheio por dentro, e ficou a saber imenso a café (que eu detesto). não ficou bom, de todo, porque ficou a saber aos waffers, apenas! :|

Penso que com bolacha maria esfarelada possa ficar bom.

Bem, obrigado por partilhares a receita de qualquer forma, é sempre bom tentar novos bolos =)

Anónimo disse...

Que pena, André :(((

Mad

Ana* disse...

Já o fiz por duas vezes, e quem o comeu...chorou por mais! Usei as waffers com recheio de chocolate, normalíssimas, e por fora usei umas waffers mais fininhas, que se moldam melhor à forma. Não fica nada enjoativo, dá trabalho, mas compensa! Obg.