terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Pipoka, ou uma cozinheira de truz

Uma querida. Tem, com mais duas meninas, o Three Fat Ladies, um dos meu blogs-referência na arte de cozinhar (devidamente linkado ali em baixo), concorrido que só visto. Mesmo assim, e sem me conhecer de parte nenhuma, respondeu a um pedido meu, não com um link para uma eventual receita que tivesse publicado, mas por email e na primeira pessoa - e às 11 da noite!

Devo dizer que segui as suas indicações à risca e saiu muuuuuito bom. Só a manteiga é que não era açoriana... e carreguei no sal, que cá em casa somos salgados. Transcrevo-a na íntegra, porque tenho a certeza de que ela não se importa.

"(...) Habitualmente faço o rosbife no tacho à maneira inglesa (ou melhor, como a minha avó me ensinou...). Uns dentes de alho (esmagas mesmo com a casca), muuuita manteiga (daquela açoriana boa) e uma dose generosa de azeite (para evitar que a manteiga queime). Deixas derreter e quando estiver bem quente deitas o rosbife e selas a carne (lume alto...como se fosse um bife). Deitas umas pedritas de sal (nada de exageros, pois a manteiga já tem sal... quando a peça de carne é pequena, nem costumo deitar sal). Depois, tapas o tacho/caçarola e baixas o lume, que é para a carne cozinhar um pouco por dentro e libertar alguns sucos para o molho. O tempo que ela está é um bocado a olhómetro, depende se gostares da carne em sangue ou mais cozinhada. Costumo fazer e sai-me sempre bem, mas, como te disse, é mesmo a olho. Uso bastante manteiga, pois gosto de molhar o pãozinho no molho ;-). Habitualmente uso uma peça de carne pequena, sobre o comprido... nem sei muito bem o que é, costumo trazer dos Açores e lá no talho chamam-lhe "coelhinho" (dizem que é mais saboroso do que o lombo...).

bjs, Pipoka"

3 comentários:

Pedro disse...

Rosbife é assim daqueles meus pratos preferidos, mas confesso que até hoje, o da avó é imbatível. Também não o faz no forno, mas sim ao lume, forte, pelo menos para selar bem a carne, só depois baixa o lume para ir cozinhando (eu, por exemplo, gosto dele em sangue). Isso impede que a carne seque demasiado, que é o que acontece quando se faz no forno.
No entanto, acho que o grande segredo e que faz a grande diferença dos restantes, é o facto de ficar a marinar de um dia para o outro (no frigorífico) em sumo de limão e alhos esmagados, com um pouco de pimenta (penso que sal só na altura. E na altura de baixar o lume, junta-se esse esse molho. Obviamente que quem não gosta do sabor do limão, mais vale não experimentar. Quanto à carne utilizada, em minha casa faz-se com a parte mais alta da vazia, visto ser mais consistente que o lombo. Acompanha com esparregado e batata palha (esta já não há muita pachorra para a fazer...)

Elvira disse...

Receitas da Isabel...? Um must! :-)

Beijinhos.

Isabel (pipoka) disse...

Mad,

Com esta é que me deixaste total e absolutamente sem jeito!

bjs