terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Frango à supositório

Acredito que toda a gente conheça esta receita, pois é um clássico. Mas é prática, fácil de fazer e quase impossível de estragar. E como hoje é terça-feira e o Diogo sai para jogar futebol com os amigos, é dia de fazer frango para o almoço - até porque ele chega a casa à noite tão esganado que come os restos e nem reclama.

1 frango
azeite q.b.
2 c. sopa de manteiga
bacon aos cubinhos
azeitonas picadas
1 limão
sal e pimenta
1 copo (ou 2) de vinho branco

Antes de tudo, um truque que aprendi com o Jamie Oliver: enfio a manteiga amolecida entre a pele e a carne do frango, à mão e com cuidado para não a rasgar; isto faz uma grande diferença no sabor final. Depois unto-o todo com azeite, sal e pimenta, enfio-lhe o limão (picado com um garfo) no dito, mais os cubinhos de bacon e as azeitonas, rego-o com o vinho e forno com ele, tapado com alumínio para não secar. Mais ou menos uma hora depois, destapo-o e deixo-o dourar.

4 comentários:

Paulo disse...

Está muito apetitoso. Se eu não estivesse tão longe iria ter contigo e o Diogo ficaria sem jantar.

Beijos.

risonha disse...

um clássico que toda a gente adora... eu faço sem o bacon e chamo-lhe frango á maricas.
cá em casa gostamos muito, da próxima vez que fizer posto o meu.

Mad disse...

Paulo,
Longe??? É meia hora de carro! Havias de viver onde eu vivi, para veres o que é longe...
Bjs, ó preguiçoso.

Risonha,
Mas olha que o bacon e as azeitonas lhe dão muita graça. Há outra maneira de o fazer, que me ensinaram no Brasil. Para a semana posto, lá para terça :D
Bjs.

anna disse...

Eu conheço este frango pelo mesmo nome que a Risonha...
Adorei o nome. fez-me rir!
Beijinhos.