quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Lombos de pescada gratinados

Nos nove anos em que vivi no Brasil, habituei-me a ter sempre em casa peixe fresco (fresco mesmo, não era daquele que passa uma semana no porão do barco, muitas vezes sem gelo...), já que o meu fornecedor habitual era nosso vizinho e saía de noite para voltar no dia seguinte com o peixe pendurado numa vara e ainda aos saltos.

Eu, que desde miúda sempre fui carnívora - consequência directa de ser filha de um veterinário/agricultor - e que os poucos peixes que comia e gostava eram bacalhau, jaquinzinhos, pescadinhas de rabo na boca e carapaus assados com molho à espanhola, aprendi a gostar de peixe e a cozinhá-lo durante estes anos. Continuo carnívora (não há nada que chegue a um bom entrecosto ou até a um bom bife), mas talvez metade das refeições que faço hoje em dia são de peixe.

E, já que não tenho nenhum vizinho pescador nem o mar a 100 metros de casa, compro-o congelado, à espera que o Diogo começe a fazer caça submarina outra vez e me traga pargos de 3 kilos.

E vamos à receita para o jantar de hoje, que não tem nada de novo, mas que tem a enormíssima vantagem de se preparar em 5 minutos:

1 embalagem de lombinhos de pescada descongelados
1/2 pacote de brócolos congelados
2 alhos franceses em rodelas
1/2 pacote de molho branco pronto
1/2 pacote de emmenthal ralado
Azeite q.b.
Sal e pimenta

Num pirex untado de azeite, acomodo as rodelas de alho francês, os lombinhos por cima e de seguida os raminhos de brócolos. Tempero de sal e pimenta e deito mais um fio de azeite. Cubro (mal) com o molho branco e salpico o queijo por cima. Asso no forno até dourar e sirvo com arroz branco, apesar de achar que não faz falta nenhuma.

7 comentários:

Pedro disse...

Faço de forma muito semelhante, com bróculos ou outros vegetais, ou sem vegetais de todo; por vezes em vez do alho francês só cebola, com vinho branco (estufo os lombos primeiro). Só sei que uma amiga minha não gosta de pescada... e assim come!

Paulo disse...

Quando o Diogo trouxer esse pargo-de-três-quilos, ou um bom robalo-de-mar, fala comigo. Arranjamos maneira de o cozinhar com um magnífico arroz de grelos. Comi ontem um que era de chorar por mais.

Mad disse...

Pedro,
Também vario muito o que ponho. Até já cheguei a fazer com aqueles saquinhos de legumes frescos para sopas e ficou óptimo na mesma.
Bjs.

Paulo,
É melhor tirares senha... quando o Diogo vai à caça aparecem sempre uma data de voluntários para fazer tudo e mais alguma coisa ;)
Se trouxeres o arroz de grelos ainda me convences!
Bjs.

anna disse...

Tãosimples e tão bons que devem ficar estes lombinhos...
Também gostava que me trouxessem para casa pargos de 3 Kg... sniffff!
Beijinhos.

risonha disse...

deve ficar muito bom... eu gosto da mistura de bróculos e alho francês.

Mad disse...

Anna,
Acreditas que ele uma vez trouxe 24 santolas todas grandes?!! E de outra trouxe 2 chocos e uma lula de 3 kilos cada! E de outra ainda trouxe mais de 50kg de percebes, mas dos grandes, que estão cobertos pela água. Andámos a distribuir por casa de toda a gente que conhecíamos. O fim de semana passado esteve a limpar o fato e olear as armas (não lhes mexe há quase 10 anos), de maneira que não deve faltar muito para começar a temporada :)
Bjs.

Risonha,
Eu sou absolutamente doida por alho francês, até o como cru em salada. Infelizmente, o Diogo não lhe acha muita graça...
Bjs.

慢慢來 disse...

晚情徵信協會全國網
大愛徵信社
三立徵信社
離婚|離婚證人有限公司
離婚|離婚證人-高雄徵信同業工會
離婚|婚姻挽回專區
一品蒐證尋人器材網
全國女子徵信社
晚晴徵信
八大徵信社
離婚│華納徵信社
徵信社品質保障關懷協會
晚晴徵信協會全國網
溫馨法律諮詢
劈腿大剖析
全國優良婚姻挽回
法律諮詢|免費諮詢華陀
亞洲徵信總部
感情挽回全國徵信
鴻海徵信尋人免費諮詢法律諮詢
大陸抓姦二奶-法律諮詢社
三立徵信有限公司
大愛徵信社
離婚|離婚證人非凡有限公司
女人國際徵信社
中區嚴選聯合徵信網
女人國際徵信
大愛徵信有限公司-台中
婦幼徵信有限公司
女子偵探徵信團隊
離婚|外遇觀測站
法律諮詢|免費諮詢網
外遇抓猴徵信偵探社
離婚-感情挽回Q&A諮詢網
新浪私家偵探社
離婚|女人徵信社
離婚|女人私家偵探社
婚姻挽回│國際聯盟社
法律諮詢所
外遇抓姦|女人國際徵信
女子徵信社
外遇|抓姦-女子偵探全國入口網
全國優良女人徵信社