terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Massa de empadas for dummies

Este post da Elvira lembrou-me a mais prática receita de massa para empadas que eu já fiz na vida. O modo de fazer é praticamente o mesmo (e é tããão o meu género...): metem-se todos os ingredientes da massa dentro do liquidificador, vulgo copo, e já está. Mais fácil, impossível.

Não é tão boa para uma empada grande (a da Elvira, pelos vistos, funcionou), porque enfola muito. Exactamente pela mesma razão, é excelente para empadinhas - ficam lindas, altas, douradinhas. A única coisa que dá trabalho é ter de untar as forminhas uma a uma, que deve ser a coisa que eu menos gosto de fazer na cozinha - o que também se resolve com manteiga derretida e um pincel. Mas pronto, o resto é tão fácil que compensa. Não me lembro da quantidade certa que rende, mas são muitas. Eu tinha 36 forminhas das mais pequenas e comprei-as por alguma razão, por isso deve ser por aí.

3 ovos inteiros
1 cháv. de óleo
1 cháv. de leite
1 cháv. de cream-cheese
3,5 cháv. rasas de farinha
1 malagueta
Sal e fermento q.b.
Opcionais: coentros, orégãos, manjericão... o que se quiser

Bater tudo no liquidificador. Fica uma massa bastante líquida que se usa deitando metade numa forminha untada, recheia-se e a outra metade por cima, enchendo no máximo 2/3 da forminha. Vão a assar em forno baixo até dourar.

Podem rechear-se com várias coisas: restos de carne, frango, camarões, cubinhos de queijo da ilha, roquefort, chèvre, presunto, etc, tudo em quantidades muito pequenas - colher de café.

4 comentários:

winnie disse...

Muito fácil in deed! lol
Já anotei a receita, obrigado.

Anónimo disse...

Nham! Eu, dummy confessa vou tomar nota desta :))

Odete disse...

Gostei, pratica e o resultado parece otimo pelas lindas empadas.

bjs

Mad disse...

Winnie,
Fácil é a palavra de ordem :)

PKB,
Somos duas. Porque é que achas que eu posto isto aqui? Eu só faço o que é fácil...

Odete,
Dá sempre certo :)