domingo, 18 de janeiro de 2009

Massada de potas

Ando a treinar para uma jantarada de 12 pessoas que vou dar um fim-de-semana destes. Tenciono fazer uma massada de peixe e marisco, que é um excelente prato para jantaradas - só suja um tacho e é fácil de manter quente - mas já não a faço há uns tempos. Ontem fiz uma parente pobre dela, para ver se saía bem.

1 kg de tranches de pota congeladas
1/2 pacote de macarrão
azeite q.b.
1 cebola picada
2 alhos franceses em rodelas
2 dentes de alho fatiados
1 piri-piri
10 grãos de pimenta preta
2 folhas de louro
sal
3 c. sopa de massa de tomate
1 copo de vinho branco
1 L de água a ferver
coentros picados q.b.

Refoguei, num tacho grande, os alhos, a cebola e os alhos franceses no azeite, juntando-lhes o piri-piri, os grãos de pimenta inteiros e as folhas de louro. Antes que começassem a fritar demais, juntei-lhes a massa de tomate e o vinho. Deixei tomar sabor e juntei as tranches de pota e o sal. Deixei apurar por 5 minutos, só para os sabores se misturarem. Juntei a água quente e deixei ferver até as potas estarem tenras. Nessa altura juntei o macarrão, deixei ferver até cozer a massa e salpiquei de coentros.
Claro que não chega aos pés de uma boa massada de peixe «à séria», mas ficou boa.
.

7 comentários:

PKB disse...

Hum.... onde arranjo convite? (eheheheh... que lata, não é?)
Beijinhos!

winnie disse...

Também gosto, ofereço-me para provedora oficial da massa. lol

Mad disse...

Passaroca,
Como fiquei cheiinha de pena de ti quando soube que eras alérgica à lactose, tenho andado aqui a dar voltas à cebeça para te dedicar uma receita. Me aguarde!

Winnie,
Olá! LOL

Pedro disse...

belíssima ideia, guardo para experimentar :-)

PKB disse...

És uma querida! (não é bem alergia, porque não me mata... é mais intolerância, que mói :// )
Estou em pulgas para ver! (ca fome!)

Luís Pontes disse...

Olá Mad,

Essa massada deve ser bem boa. Nunca me tinha lembrado.

Em relação à dúvida dos filetes, eles foram comidos dois dias antes, como filetes. Referi-os porque tinha sido um post a semana passada. O peixe da minha massada foi o que saiu da cabeça de corvina, da cabeça e espinhas do Pampo e os camarões.

Luís

Mad disse...

Pedro,
Não esperes demais desta receita. Eu disse que era uma parente pobre de uma boa massada de peixe e é pobrezinha mesmo, basta não ter como base um caldo de peixe à séria. Mas se tiveres paciência e tiveres o caldo congelado (como eu costumava fazer, quando tinha três (três!) arcas frigoríficas em casa, fica excelente. Assim, ficou fraquinha...

Luís,
Que honra vê-lo por aqui!
A minha massada não chega nem para criada da sua, não tenha a mais pequena dúvida. E muito obrigada pelo seu esclarecimento, agora percebi.
Bjs.