
Não é que não saiba cozinhar... até sei. Mas o que eu gosto mesmo é de experimentar coisas novas. E coleccionar receitas. E como tenho centenas delas, algumas inéditas, decidi pô-las aqui.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Ratatouille da Branca

domingo, 31 de maio de 2009
Pink day - da cor do amor :)
domingo, 17 de maio de 2009
Yellow day - comida da cor do Verão
100g manteiga
raspa e sumo de 2 limões
1 lata de leite condensado
200gr de queijo Philadelphia
1 pacote de natas Longa Vida
4 folhas de gelatina incolor
Triturar a bolacha e misturar com a manteiga, em temperatura ambiente, e a raspa dos limões. Forrar o fundo duma forma de fundo falso e levar ao frigorífico enquanto se prepara o resto.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Salada de rúcula e morangos com molho de laranja

Depois de uma manhã inteira a jardinar (e que continuou para a tarde), só me apeteciam coisas frescas e leves. Pus a mesa na varanda, abri o chapéu de sol e fiz uma pratalhada disto:
domingo, 10 de maio de 2009
Sandocha de lombo e patê de azeitonas pretas

sábado, 9 de maio de 2009
Cheesecake de nozes e manjericão

Massa:
2 pacotes (400g) de cream-crackers
100g de manteiga mole
1 cháv. de folhas de manjericão
2 c. sopa de nozes
1 dente de alho
3 c. sopa de parmesão fresco ralado
2 c. sopa de azeite
1 pitada de orégãos
sal e pimenta
Recheio:
600g de requeijão fresco esmagado
150g de cream-cheese
1 envelope de gelatina sem sabor
100ml de natas para bater
folhas de manjericão para decorar
Triturar as bolachas, misturá-las bem com a manteiga e forrar uma forma de fundo falso grandinha, calcando bem. Assar por 10 min em forno quente. Deixar esfriar e levar ao frigorífico por 20 min.
No liquidificador, bater todos os ingredientes do recheio. Hidratar a gelatina em meia chávena de água quente e misturar. Espalhar este creme na forma e alisar com uma espátula. Resfriar por pelo menos 2 horas. A hora de servir, soltar os lados com uma faca, soltar a forma e passar a base para o prato de servir. Enfeitar com o manjericão.
.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
White Russian

terça-feira, 5 de maio de 2009
Lacão lá de casa

quinta-feira, 30 de abril de 2009
Empada de galinha da Rosa (a melhor do mundo!)

A Rosa entrou para a minha família há exactamente sessenta anos e um mês, no dia em que fez dezassete anos. Era loira, branca, linda de morrer e muito, muito pobre. Chegou a casa das minhas quatro tias-avós (todas solteironas) para servir. Nesse tempo ser criada era um modo de vida, e a Rosa é a melhor criada do mundo. Aliás, ela ofende-se profundamente se lhe chamam empregada: "empregadas são estas brasileiras de agora, menina, que não sabem fazer nada, nem limpar, nem cozinhar, nem engomar uma camisa e não têm respeitos aos patrões! Eu cá sou uma criada e disso já não há!"

Massa:
250g de banha
1 galinha das boas, aos bocados e sem pele
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Green Day: hoje é tudo verde :)

terça-feira, 28 de abril de 2009
Salmão fresco com laranja e cachaça

sexta-feira, 24 de abril de 2009
Flan de pimentos light
Não fiz isto hoje, mas vi uns pimentos tão bonitos no supermercado que fui à pesca da receita para a pôr aqui. É óptimo e é light. E como estou, para variar, em dieta rigorosa, apavorada pela rápida aproximação da época balnear, é este género de receitas que vão ver por aqui nos próximos tempos :(1 kg de pimentos vermelhos
1 berinjela sem casca picada
azeite q.b.
3 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
2 claras de ovo
1 yogurte natural
sal e pimenta
Asso os pimentos em forno quente até a pele se soltar (no Brasil fazia isto na churrasqueira; ficavam com aquele cheirinho a carvão). Enfio-os dentro de um saco de plástico para suarem, para que seja mais fácil tirar-lhes a pele. Polvilho a berinjela com o sal e deixo descansar por 15 min. Refogo os pimentos já sem pele, a cebola, o alho e a berinjela e deixo cozinhar em lume baixo por 15-20 min. Transfiro para o liquidificador e junto os ovos, as natas e a pimenta e pico tudo até ficar homogêneo. Asso numa forma untada em banho-maria, aí por 1 hora, mas depende do forno. Fica óptimo quente, como acompanhamento de carnes vermelhas, ou morno/frio, só acompanhado com uma salada para um almoço leve, e até como entrada, servido com torradinhas.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Vieira do mar

domingo, 19 de abril de 2009
Batido de ananás com menta

Uma das coisas de que francamente tenho saudades do Brasil é dos sumos naturais que a Paizinha me fazia todas as manhãs. As frutas abundam, como toda a gente sabe, e são excelentes. É até estranho pensar que as sobremesas tradicionais brasileiras são sempre à base de ovos e leite condensado... uma pena.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Lombinhos de tamboril no vapor com tomilho e limão
Voltei à dieta e à falta de imaginação para variar de saladas e grelhados. Hoje fiz uma variante, que saiu óptima, e finalmente usei a "panela" chinesa para cozinhar a vapor. É facílima de usar, só tem de ter o tamanho certo para encaixar na wok sem chegar à agua a ferver.2 lombinhos de tamboril (dos congelados)
sumo de meio limão
tirinhas de casca de limão (só da parte amarela)
folhas de tomilho fresco (do jardim de cheiros da minha
irmã, o meu ainda nem nasceu)sal e pimenta branca
Temperei os lombinhos de manhã com o sumo do limão, as tirinhas da casca, o tomilho, o sal e a pimenta, e deixei-os a marinar. Deitei dois dedos de água na wok e montei o cesto por cima, sem tocar na água. Aconcheguei os lombinhos na rede tapei e deixei cozer no vapor por 20-25 minutos (eram altos). Servi com salada de agrião (para mim) e arroz de cenoura (para o Diogo).
Facílimo, saborosíssimo e quase sem calorias. Ah!, e chique!
.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Omelette de espargos verdes
Depois do fim-de-semana prolongado em terras alentejanas (já para lá voltava...), em que se comeu e bebeu tanto que engordámos todos (éramos quase 30, em 2 casas) uns bons kilos, é altura de ter vergonha na cara, aka voltar à dieta, ou pelo menos comer coisas levezinhas. Por estes dias tenciono comer muitas saladas e pouco mais. Mas o Diogo não vai em cantigas destas. Para o calar, faço muitas omelettes e dou-lhe arroz, que ele adora, e despacho-me em 10 minutos das tentações da cozinha.3 ovos
1/2 molho de espargos verdes
1 dente de alho
2 c. sopa de leite
sal e pimenta
azeite q.b.
Lavo os espargos e raspo os caules, cortando-lhes um terço do comprimento. Ato-os e fervo-os em água por 2 minutos. Corto-os em bocadinhos e deito-os na wok com o alho picado e o azeite, para os refogar em lume baixo até estarem tenros. Bato os ovos com o leite, o sal e a pimenta e junto à wok. Depois é jeito de pulso para que a omelette se enrole sobre o recheio e fique redondinha e dourada.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
segunda-feira, 6 de abril de 2009
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Divagações com massa filo
Nunca tinha usado massa filo. Onde eu vivia no Brasil não se encontrava em parte nenhuma (nem daquelas massas para tartes prontas, quanto mais filo), por isso estava desertinha para experimentar.Truques que aprendi na net:
- Tirar a massa do frigorífico e abrir o pacote à última da hora, pois seca em minutos e fica muito quebradiça.
- A massa doura em menos de 5 minutos, mesmo com o forno no mínimo. Por isso, para aquecer bem o recheio, mantive o forno com a porta entreaberta, usando uma caixa de fósforos.
- Sirvam em pratos grandes, ou vão andar a apanhar bocadinhos de massa pela casa toda :)
Trouxinhas de cogumelos e feta:
1 embalagem de queijo feta, em cubinhos
1 frasco de cogumelos laminados
1/2 pacote de mascarpone
piri-piri
titinhas de alho-francês para atar as trouxinhas
manteiga derretida para pincelar a massa
Fiz 8 trouxinhas, intercalando 4 ou cinco quadrados de massa de aproximadamente 20 x 20 e usando forminhas de empada para as manter direitas. Deitei cogumelos no fundo, feta por cima, cobri com uma colherada de mascarpone e salpiquei de piri-piri. Entrouxei, à falta de melhor termo, e atei com a tirinha de alho-francês. Pincelei com mais manteiga por fora e assei por dez minutos, para dar tempo de derreter o recheio e dourar. Ficaram uma beleza.
Tarte de maçãs reineta, frutos secos e canela:
4 maçãs reinetas grandes, em cubinhos pequenos
1 pacote de frutos secos variados, picados grosseiramente
1 cháv. de passas
3 c. sopa de manteiga gelada, em bocadinhos
4 c. sopa de açúcar
canela q.b.
Esta fiz aberta, numa tarteira, pincelando à mesma as folhas de massa com manteiga derretida e sobrepondo-as desencontradas. Cobri o fundo com as maçãs, os frutos secos e as passas, e salpiquei com os cubinhos de manteiga, o açúcar e a canela. Assei por uns 15 minutos, até dourar. Ficou óptima.
Para a próxima vou experimentar um recheio de maçã reineta, farinheira e sumo de limão que deve ser de comer e chorar por mais.
.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Fettuccine com camarão e rúcula
Quando não se sabe o que fazer para o jantar (e se esquece que a hora mudou e que já são quase oito e meia...), faz-se pasta. É rapidíssima, até pode ser chic e é sempre deliciosa.segunda-feira, 23 de março de 2009
Tarta Castillo (de aloés e limão), em homenagem ao L.
"onde se vêem as costas dos pássaros", cheia de lendas, num monte de uns amigos. Eles são de fazer grandes cozinhados e vinhaças, portanto nunca levo nada de consistente. Mas não sabem fazer doces e o L. é muito guloso. segunda-feira, 16 de março de 2009
Salada de salmão (e mais uma data de coisas) da Teté
Esta salada faz-se em cinco minutos, porque tudo o que leva está pronto, à excepção dos ovos cozidos. É óptima, leve, mas ao mesmo tempo satisfaz plenamente. Não é propriamente light, mas podia ser pior... quarta-feira, 11 de março de 2009
Cachaço em forno lento à moda da Tia Rosário
A propósito deste post da Mariana e do facto de ter amigos para jantar amanhã, lembrei-me de telefonar à minha sogrinha querida e adorada (sem gozo!), que faz os melhores assados no forno que eu alguma vez provei na vida (para não falar do resto), para me ensinar o tempero especial dela.terça-feira, 10 de março de 2009
A salada de tomate perfeita
Adoooooro salada de tomate, mas não de qualquer uma. E, pasme-se, gosto ainda mais dela no dia seguinte.Peitos de frango com uvas
Ando doida à procura de receitas rápidas de fazer frango e peru. Esta tem azeite e uvas (que têm imenso açúcar), mas uma pessoa também não é de ferro :)2 peitos de frango
1 cacho grande de uvas moscatel
1 cálice de xerez
azeite q.b.
sal e pimenta
Tempero os peitos de frango com sal e pimenta e alouro-os ligeiramente no azeite. Retiro e, no mesmo azeite, salteio as uvas até ganharem cor. Junto os peitos de frango e o cálice de xerez e deixo cozinhar, tapado, por 10 min. No fim destapo para reduzir um pouco o molho e já está. Para me redimir, comi só com uma salada de tomate (temperada com mais azeite!).
sexta-feira, 6 de março de 2009
Tcharan! Blattertorte da Kika
250g de manteiga mole
250g de farinha
120g de açúcar
125g de miolo de amêndoa
1 clara de ovo
1/2 frasco de doce de framboesa
sumo de limão q.b.
açúcar em pó para polvilhar
Juntam-se todos os ingredientes da massa, amassam-se e dividem-se em 5 partes. Com um rolo da massa, estende-se cada parte entre duas rodelas grandes de papel vegetal até obter uma bolacha muito fina. Tira-se a rodela de cima do papel e corta-se a massa em círculo, com a ajuda de um prato raso. Retiram-se as sobras e reservam-se. Faz-se isto com todas as partes da massa e, com as sobras, obtém-se a sexta bolacha. As bolachas vão a forno baixo, nas costas de um tabuleiro, e assam por 10-15 minutos, sem se deixar dourar. Retiram-se do forno em cima do tabuleiro e, com muito cuidado para não se partirem, retiram-se do papel enquanto quentes para cima da mesa (um fundo de tarteira ou uma espátula bem grande dão jeito), onde arrefecem completamente. À parte, dilui-se o doce de framboesa com uma c. sopa de água e uns pingos de limão. Já no prato de servir, empilham-se as bolachas de massa com muito cuidado, barrando cada uma com 2 c. sopa de doce. A última (deve ser escolhida a mais perfeita) é apenas polvilhada com açúcar em pó, com a ajuda de uma peneira fina. Come-se no próprio dia, pois no dia seguinte está mole.
Aqui está um passo-a-passo na Bimby. Mas é muito mais fácil de fazer com a técnica do papel vegetal.
.
terça-feira, 3 de março de 2009
segunda-feira, 2 de março de 2009
Salada tropical de sapateira
O Diogo trouxe ontem de Setúbal duas sapateiras fresquíssimas. Uma, maior que a outra, foi comida ontem ao natural, com (pouquíssimo, no meu caso) pão torrado e uma salada de alface, como nós gostamos. Com a outra, bem mais pequena, vou fazer uma salada (again...) rica, parecida com uma receita que vi na televisão num programa do Ainsley, mas feita com lagosta. 1 manga e 1 mamão em cubinhos
1 chili vermelho picado
azeite, sumo de limão e sal
Salada light de frango e manga
Um excelente e abundante almoço que me saciou por duas horas - não foi nada mau. Já sei que a manga engorda, mas era pequena e eu adooooro manga.1 manga pequena cortada em cubos pequenos
1 pacote de rúcula selvagem
sumo de 1 laranja
1 c. sopa de azeite
sal e pimenta
coentros picados
domingo, 1 de março de 2009
Devaneios light na wok
Estou em dieta. Rigorosa. E porque acredito piamente que ninguém se interesse em ver postadas receitas de frango grelhado com salada de cenoura, peru grelhado com salada de tomate, pescada ao vapor com feijão verde, salada de tomate com queijo fresco e afins, não tenho publicado nada. Mas hoje fiz uma coisa deliciosa, muito light, para variar um bocadinho dos grelhados que já não posso nem ver. Ficou óptimo, rico, molharengo.quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Não...
.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Tarte de brócolos e queijo da ilha
Preguiça... mas com este frio, só apetece estar enrolada à lareira. Fiz uma tartezita simples, mas deliciosa:sábado, 31 de janeiro de 2009
Acham mesmo que...
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Geleia de pétalas de rosa
O meu amigo Paulo faz anos hoje. E um passarinho
disse-meque ele tinha especial predilecção por rosas de Santa Teresinha e óperas de Wagner. Eu bem tentei achar uma receita que incluísse as duas coisas, mas não consegui. Portanto, meu querido, pega no iPod e vai para a cozinha fazer esta receita. E parabéns!
1 cháv. de pétalas de rosa












