Não é que não saiba cozinhar... até sei. Mas o que eu gosto mesmo é de experimentar coisas novas. E coleccionar receitas. E como tenho centenas delas, algumas inéditas, decidi pô-las aqui.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Ratatouille da Branca
domingo, 31 de maio de 2009
Pink day - da cor do amor :)
domingo, 17 de maio de 2009
Yellow day - comida da cor do Verão
100g manteiga
raspa e sumo de 2 limões
1 lata de leite condensado
200gr de queijo Philadelphia
1 pacote de natas Longa Vida
4 folhas de gelatina incolor
Triturar a bolacha e misturar com a manteiga, em temperatura ambiente, e a raspa dos limões. Forrar o fundo duma forma de fundo falso e levar ao frigorífico enquanto se prepara o resto.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Salada de rúcula e morangos com molho de laranja
Depois de uma manhã inteira a jardinar (e que continuou para a tarde), só me apeteciam coisas frescas e leves. Pus a mesa na varanda, abri o chapéu de sol e fiz uma pratalhada disto:
domingo, 10 de maio de 2009
Sandocha de lombo e patê de azeitonas pretas
sábado, 9 de maio de 2009
Cheesecake de nozes e manjericão
Massa:
2 pacotes (400g) de cream-crackers
100g de manteiga mole
1 cháv. de folhas de manjericão
2 c. sopa de nozes
1 dente de alho
3 c. sopa de parmesão fresco ralado
2 c. sopa de azeite
1 pitada de orégãos
sal e pimenta
Recheio:
600g de requeijão fresco esmagado
150g de cream-cheese
1 envelope de gelatina sem sabor
100ml de natas para bater
folhas de manjericão para decorar
Triturar as bolachas, misturá-las bem com a manteiga e forrar uma forma de fundo falso grandinha, calcando bem. Assar por 10 min em forno quente. Deixar esfriar e levar ao frigorífico por 20 min.
No liquidificador, bater todos os ingredientes do recheio. Hidratar a gelatina em meia chávena de água quente e misturar. Espalhar este creme na forma e alisar com uma espátula. Resfriar por pelo menos 2 horas. A hora de servir, soltar os lados com uma faca, soltar a forma e passar a base para o prato de servir. Enfeitar com o manjericão.
.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
White Russian
terça-feira, 5 de maio de 2009
Lacão lá de casa
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Empada de galinha da Rosa (a melhor do mundo!)
A Rosa entrou para a minha família há exactamente sessenta anos e um mês, no dia em que fez dezassete anos. Era loira, branca, linda de morrer e muito, muito pobre. Chegou a casa das minhas quatro tias-avós (todas solteironas) para servir. Nesse tempo ser criada era um modo de vida, e a Rosa é a melhor criada do mundo. Aliás, ela ofende-se profundamente se lhe chamam empregada: "empregadas são estas brasileiras de agora, menina, que não sabem fazer nada, nem limpar, nem cozinhar, nem engomar uma camisa e não têm respeitos aos patrões! Eu cá sou uma criada e disso já não há!"
Massa:
250g de banha
1 galinha das boas, aos bocados e sem pele
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Green Day: hoje é tudo verde :)
terça-feira, 28 de abril de 2009
Salmão fresco com laranja e cachaça
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Flan de pimentos light
1 kg de pimentos vermelhos
1 berinjela sem casca picada
azeite q.b.
3 dentes de alho picados
1 cebola grande picada
2 claras de ovo
1 yogurte natural
sal e pimenta
Asso os pimentos em forno quente até a pele se soltar (no Brasil fazia isto na churrasqueira; ficavam com aquele cheirinho a carvão). Enfio-os dentro de um saco de plástico para suarem, para que seja mais fácil tirar-lhes a pele. Polvilho a berinjela com o sal e deixo descansar por 15 min. Refogo os pimentos já sem pele, a cebola, o alho e a berinjela e deixo cozinhar em lume baixo por 15-20 min. Transfiro para o liquidificador e junto os ovos, as natas e a pimenta e pico tudo até ficar homogêneo. Asso numa forma untada em banho-maria, aí por 1 hora, mas depende do forno. Fica óptimo quente, como acompanhamento de carnes vermelhas, ou morno/frio, só acompanhado com uma salada para um almoço leve, e até como entrada, servido com torradinhas.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Vieira do mar
domingo, 19 de abril de 2009
Batido de ananás com menta
Uma das coisas de que francamente tenho saudades do Brasil é dos sumos naturais que a Paizinha me fazia todas as manhãs. As frutas abundam, como toda a gente sabe, e são excelentes. É até estranho pensar que as sobremesas tradicionais brasileiras são sempre à base de ovos e leite condensado... uma pena.
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Lombinhos de tamboril no vapor com tomilho e limão
2 lombinhos de tamboril (dos congelados)
sumo de meio limão
tirinhas de casca de limão (só da parte amarela)
folhas de tomilho fresco (do jardim de cheiros da minha irmã, o meu ainda nem nasceu)
sal e pimenta branca
Temperei os lombinhos de manhã com o sumo do limão, as tirinhas da casca, o tomilho, o sal e a pimenta, e deixei-os a marinar. Deitei dois dedos de água na wok e montei o cesto por cima, sem tocar na água. Aconcheguei os lombinhos na rede tapei e deixei cozer no vapor por 20-25 minutos (eram altos). Servi com salada de agrião (para mim) e arroz de cenoura (para o Diogo).
Facílimo, saborosíssimo e quase sem calorias. Ah!, e chique!
.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Omelette de espargos verdes
3 ovos
1/2 molho de espargos verdes
1 dente de alho
2 c. sopa de leite
sal e pimenta
azeite q.b.
Lavo os espargos e raspo os caules, cortando-lhes um terço do comprimento. Ato-os e fervo-os em água por 2 minutos. Corto-os em bocadinhos e deito-os na wok com o alho picado e o azeite, para os refogar em lume baixo até estarem tenros. Bato os ovos com o leite, o sal e a pimenta e junto à wok. Depois é jeito de pulso para que a omelette se enrole sobre o recheio e fique redondinha e dourada.
quinta-feira, 9 de abril de 2009
segunda-feira, 6 de abril de 2009
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Divagações com massa filo
Truques que aprendi na net:
- Tirar a massa do frigorífico e abrir o pacote à última da hora, pois seca em minutos e fica muito quebradiça.
- A massa doura em menos de 5 minutos, mesmo com o forno no mínimo. Por isso, para aquecer bem o recheio, mantive o forno com a porta entreaberta, usando uma caixa de fósforos.
- Sirvam em pratos grandes, ou vão andar a apanhar bocadinhos de massa pela casa toda :)
Trouxinhas de cogumelos e feta:
1 embalagem de queijo feta, em cubinhos
1 frasco de cogumelos laminados
1/2 pacote de mascarpone
piri-piri
titinhas de alho-francês para atar as trouxinhas
manteiga derretida para pincelar a massa
Fiz 8 trouxinhas, intercalando 4 ou cinco quadrados de massa de aproximadamente 20 x 20 e usando forminhas de empada para as manter direitas. Deitei cogumelos no fundo, feta por cima, cobri com uma colherada de mascarpone e salpiquei de piri-piri. Entrouxei, à falta de melhor termo, e atei com a tirinha de alho-francês. Pincelei com mais manteiga por fora e assei por dez minutos, para dar tempo de derreter o recheio e dourar. Ficaram uma beleza.
Tarte de maçãs reineta, frutos secos e canela:
4 maçãs reinetas grandes, em cubinhos pequenos
1 pacote de frutos secos variados, picados grosseiramente
1 cháv. de passas
3 c. sopa de manteiga gelada, em bocadinhos
4 c. sopa de açúcar
canela q.b.
Esta fiz aberta, numa tarteira, pincelando à mesma as folhas de massa com manteiga derretida e sobrepondo-as desencontradas. Cobri o fundo com as maçãs, os frutos secos e as passas, e salpiquei com os cubinhos de manteiga, o açúcar e a canela. Assei por uns 15 minutos, até dourar. Ficou óptima.
Para a próxima vou experimentar um recheio de maçã reineta, farinheira e sumo de limão que deve ser de comer e chorar por mais.
.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Fettuccine com camarão e rúcula
segunda-feira, 23 de março de 2009
Tarta Castillo (de aloés e limão), em homenagem ao L.
segunda-feira, 16 de março de 2009
Salada de salmão (e mais uma data de coisas) da Teté
quarta-feira, 11 de março de 2009
Cachaço em forno lento à moda da Tia Rosário
terça-feira, 10 de março de 2009
A salada de tomate perfeita
Peitos de frango com uvas
2 peitos de frango
1 cacho grande de uvas moscatel
1 cálice de xerez
azeite q.b.
sal e pimenta
Tempero os peitos de frango com sal e pimenta e alouro-os ligeiramente no azeite. Retiro e, no mesmo azeite, salteio as uvas até ganharem cor. Junto os peitos de frango e o cálice de xerez e deixo cozinhar, tapado, por 10 min. No fim destapo para reduzir um pouco o molho e já está. Para me redimir, comi só com uma salada de tomate (temperada com mais azeite!).
sexta-feira, 6 de março de 2009
Tcharan! Blattertorte da Kika
250g de manteiga mole
250g de farinha
120g de açúcar
125g de miolo de amêndoa
1 clara de ovo
1/2 frasco de doce de framboesa
sumo de limão q.b.
açúcar em pó para polvilhar
Juntam-se todos os ingredientes da massa, amassam-se e dividem-se em 5 partes. Com um rolo da massa, estende-se cada parte entre duas rodelas grandes de papel vegetal até obter uma bolacha muito fina. Tira-se a rodela de cima do papel e corta-se a massa em círculo, com a ajuda de um prato raso. Retiram-se as sobras e reservam-se. Faz-se isto com todas as partes da massa e, com as sobras, obtém-se a sexta bolacha. As bolachas vão a forno baixo, nas costas de um tabuleiro, e assam por 10-15 minutos, sem se deixar dourar. Retiram-se do forno em cima do tabuleiro e, com muito cuidado para não se partirem, retiram-se do papel enquanto quentes para cima da mesa (um fundo de tarteira ou uma espátula bem grande dão jeito), onde arrefecem completamente. À parte, dilui-se o doce de framboesa com uma c. sopa de água e uns pingos de limão. Já no prato de servir, empilham-se as bolachas de massa com muito cuidado, barrando cada uma com 2 c. sopa de doce. A última (deve ser escolhida a mais perfeita) é apenas polvilhada com açúcar em pó, com a ajuda de uma peneira fina. Come-se no próprio dia, pois no dia seguinte está mole.
Aqui está um passo-a-passo na Bimby. Mas é muito mais fácil de fazer com a técnica do papel vegetal.
.
terça-feira, 3 de março de 2009
segunda-feira, 2 de março de 2009
Salada tropical de sapateira
1 manga e 1 mamão em cubinhos
1 chili vermelho picado
azeite, sumo de limão e sal
Salada light de frango e manga
1 manga pequena cortada em cubos pequenos
1 pacote de rúcula selvagem
sumo de 1 laranja
1 c. sopa de azeite
sal e pimenta
coentros picados
domingo, 1 de março de 2009
Devaneios light na wok
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Não...
.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Tarte de brócolos e queijo da ilha
sábado, 31 de janeiro de 2009
Acham mesmo que...
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Geleia de pétalas de rosa
que ele tinha especial predilecção por rosas de Santa Teresinha e óperas de Wagner. Eu bem tentei achar uma receita que incluísse as duas coisas, mas não consegui. Portanto, meu querido, pega no iPod e vai para a cozinha fazer esta receita. E parabéns!
1 cháv. de pétalas de rosa